top of page

Haute Couture e Prêt-à-Porter: você sabe o que é cada um?

  • oviceeversa
  • 4 de jul. de 2016
  • 2 min de leitura

Em clima da semana de moda de Paris, lhe trazemos algumas explicações dos termos mais importantes nessas temporadas. Começamos por dois termos para determinar os tipos de marcas e coleções que se está sendo exposta em um determinado desfile.

A Haute Couture, ou Alta-Costura em português, remete à tradição das maisons iniciada no final do século 19. Nessa época, os poucos couturiers (costureiros que produzem roupas de luxo sob medidas para clientes), organizavam desfiles e catálogos em suas lojas para membros da alta sociedade, onde exibiam seus modelos que poderiam ser encomendados sob medida para a próxima estação. Essa tradição se carrega até hoje e é o que ocorre na semana de alta-costura de Paris. O termo Maison de Haute Couture (Casa de Alta-Costura) é uma marca protegida e controlada pelo Ministério Francês da Insústria e só pode ser utilizado por algumas marcas no mundo, que são anualmente revisadas. Por isso, na semana de moda, possuimos marcas que não são francesas, como a Valetino e a Elie Saab. Esse ano a marca Vetements foi convidada a particpar da semana de moda como um membro convidado. Será que podemos esperar ela como membro definitivo em algumas temporadas?

Já o Prêt-à-Porter, Ready-to-Wear ou Pronto para Vestir, são as roupas já finalizadas vendidas em lojas, o mais comum no dia-a-dia. Elas não são feitas sob medida e são criadas pelos créateurs de mode (estilistas de moda). Essas coleções também são desfiladas, mas não na semana de haute couture, muitas vezes elas são exibidas em showrooms paralelamente à semana de moda. Esse segmento se estabeleceu no meio do século passado, devido às depressões econômicas americanas, que necessitava de roupas mais baratas e menos onarmentadas para a população. Hoje esse segmento está chamando muita atenção devido ao conceito see now, shop now (veja agora, compre agora). Muitas marcas já estão mudando seus calendários de desfiles para se adaptar ao consumidor moderno, que deseja adquirir as tendências assim que as veêm na passarela. Aquelas marcas que ainda não decidiram mudar seu calendário completamente apostam em capsule collections (coleções cápsulas), que são muitas vezes vendidas em pop-up stores logo após o desfile.


A Haute Couture por Chanel

EndFragment


Comments


INSPIRE-SE E VIVA NOVAS EXPERIÊNCIAS:

 

Nós do O VICE E VERSA nos propomos a te atualizar todos os dias com um dica para testar em sua semana. Seguimos a seguinte programação:

 

Segundas- Bem-Estar

Terças- Beleza e Cuidados

Quartas- Moda

Quintas- Culinária

Sextas- Agenda Cultural

 

Convidamos você a nos seguir em nossas outras redes sociais e não perder mais a oportunidade de testar coisas novas!

 próximos EVENToS: 

 

22/05/16:  Kick-off do blog! No insta.

 Siga o VICE E VERSA: 
  • Facebook B&W
  • Instagram B&W
 POSTS recentes: 
 procurar por TAGS: 

© 2016 por O Vice e Versa. 

  • Facebook B&W
  • Instagram B&W
bottom of page